sábado, 15 de fevereiro de 2014

15/02: Jericoacoara

19º dia de viagem (restando 9 dias)

Adre e Nena junto à Pedra Furada no Parque Nacional de Jericoacoara.

HOSPEDAGEM

Pousada A Casa É Sua (2013), na Rua do Colégio, em Jericoacoara, oferece quartos amplos com climatização, televisão a cabo, internet sem fio e acesso ao café-da-manhã servido no terraço (quando o tempo está bom), de onde se descortina um belo panorama da região. Com localização protegida do agito, sem ser distante demais, garante a dose certa de sossego em instalações de bom gosto, sob atendimento acolhedor. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Nena e Adre no terraço da Pousada A Casa É Sua com vista para a vila, as dunas e o mar.

NATUREZA

Parque Nacional de Jericoacoara (2002), criado sobre antiga área de proteção ambiental (1984), abrange todo o campo de dunas que rodeia a vila de mesmo nome. Seus principais marcos são a Pedra Furada, o Serrote de Jericoacoara e a Duna do Por-do-Sol, além das praias que abrigam atividades esportivas e de lazer. O potencial turístico do parque levou o governo federal a propor um parceria público-privada para administrar sua visitação, gerando polêmica na comunidade local (2014). Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Adre sobre o Serrote de Jericoacoara com vista para a Pedra Furada no Parque Nacional de Jericoacoara.
Pedra Furada, espremida entre o mar e o serrote, no Parque Nacional de Jericoacoara, representa o principal cartão postal da região, com seu típico formato de arco em cujo vão se ajusta o sol poente de julho a agosto. Há diferentes vias e meios para vencer os 4 km que a separam da vila (por baixo ou por cima do morro, de pernada, charrete, bugue ou quadriciclo, com ou sem guia). A caminhada é a forma mais demorada, rigorosa (exige calçado melhor) e arriscada (atenção ao horário das marés), oferecendo, em troca, o deleite mais prolongado ao olhar e às lentes fotográficas. Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Pedra Furada vista do Serrote de Jericoacoara.
Serrote de Jericoacoara, situado dentro do parque nacional de mesmo nome, sobre a ponta que demarca a extremidade norte do Ceará. Com quase 100 m de altura e 2 km de extensão, abriga o farol de orientação aos navegantes, além de impor-se contra o avanço das dunas móveis rumo à vila. Já serviu de pedreira e pista para veículos, atividades hoje proibidas em face de sua integração ao parque nacional. Mais informações aqui e aqui.
Nena junto às pedras de cor ferruginosa em múltiplas tonalidades ao sopé do Serrote de Jericoacoara.
Jegue (também chamado de burro, asno, jumento e jerico), muito usado como besta de carga no passado, antes dos veículos automotores, costuma ser visto à solta, em pequenos bandos, a circular com mansidão ao longo das dunas e sobre o serrote. Mais informações aqui e aqui.
Jegues pastando no alto do Serrote de Jericoacoara.

INFRAESTRUTURA

Farol de Jericoacoara (1990), instalado no alto do serrote que lhe dá nome, alcança cerca de 100 m de altitude sobre o nível do mar, funcionando apenas com base em energia solar. Sua localização oferece 360° de visão panorâmica por toda a região, além de permitir enxergar o nascer e o por-do-sol ambos sobre o oceano, dada a posição geográfica local. Carece de manutenção mais adequada, tendo em vista os sinais nítidos de desgaste que apresenta em sua estrutura. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Farol de Jericoacoara no alto do serrote.

CULINÁRIA

Naturalmente Creperia, situada à beira da Praia Principal de Jericoacoara, em ambiente acolhedor, com opções de cardápio que vão além dos cultuados crepes, abrangendo desde o açaí na tigela com granola feita em casa até pratos salgados à base de frutos do mar, todos inigualáveis em termos de sabor e apresentação. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Nena temperando o peixe ao molho de maracujá da Naturalmente Creperia.
Granola, situada junto à praça da Rua Principal, oferece boas opções no seu menu de wraps, sanduíches, sorvete de iogurte, açaí na tigela e sucos variados. Mais informações aqui.
Nena apreciando o sanduíche da Granola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário