quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

06/02: Morro de São Paulo

10º dia de viagem (restando 18 dias)

Nena assistindo a passagem da ambulância utilizada em Morro de São Paulo.

NATUREZA

Quarta Praia (antiga Praia do Mangue Queimado), situada após a Terceira, é a maior de todas as praias locais, com 5 km de extensão, na permanente companhia de coqueirais, manguezais e mata atlântica. Famosa pelas piscinas naturais e águas tranquilas que favorecem o mergulho e a prática do kitesurf, permanece quase deserta, com poucos hotéis e pousadas ao longo da costa, o que a torna perfeita para boas caminhadas. Mais informações aqui e aqui.
Nena curtindo o sossego da Quarta Praia em Morro de São Paulo.
Praia do Porto de Cima, situada entre o Porto do Morro de São Paulo e a Praia da Ponta de Pedra, com acesso por trilha desde a Fonte Grande, apresenta mar sem ondas, muitos rochedos e estreita faixa de areia inundável durante a maré alta. Dispõe de pontos favoráveis ao mergulho livre em localização quase desprovida de infraestrutura. Mais informações aqui.
Nena observando a Praia do Porto de Cima.
Praia da Ponta de Pedra, situada após a Praia do Porto de Cima, apresenta as mesmas características de mar parado, pedras em abundância, faixa de areia inundável e pontos de mergulho disponíveis, diferenciando-se apenas pelo maior avanço da mata nativa sobre as águas, além da total falta de infraestrutura no local. Mais informações aqui.
Adre percorrendo a Praia da Ponta de Pedra.
Praia da Argila, situada após a Praia da Ponta de Pedra, destaca-se pela curiosa falésia de formação argilosa em tons de amarelo, rosa e violeta que ali se impõe. Em certos pontos, sob o efeito da erosão, a superfície do paredão desagrega e escorre para a praia, criando depósitos de uma argila bastante apreciada por nativos e turistas que lhe atribuem, quando aplicada sobre a pele, os mais variados benefícios medicinais e terapêuticos. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Adre junto à falésia que domina a paisagem na Praia da Argila.
Praia da Gamboa, situada após a Praia da Argila, dispõe de mar bastante calmo, faixa de areia permanente e pontos conhecidos de mergulho, com muito mais opções de infraestrutura local em função da vila erguida ao seu redor. Mais informações aqui.
Praia da Gamboa.

HISTÓRIA

Fonte Grande (1746), em Morro de São Paulo, considerada a mais avançada obra de tratamento d'água do Brasil colonial à época de sua construção, com galerias para captar o lençol freático e cisterna para decantar e regularizar o fluxo, deu ocasião ao imperador Dom Pedro II de banhar-se em suas águas durante visita à região (1859). Mais informações aqui, aqui e aqui.
Adre junto à Fonte Grande em Morro de São Paulo.
Igreja de Nossa Senhora da Luz (1845), mantida pela irmandade de igual nome em Morro de São Paulo, situa-se junto à Praça Aureliano Lima, onde foi reerguida após o arruinamento da construção originalmente feita no topo do morro (1620), sobre a área de localização do atual farol. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Igreja de Nossa Senhora da Luz.

CULTURA

Projeto Social Kilombo One Love, mantido por comunidade autogestionária aberta junto à Praia do Porto de Cima, em Morro de São Paulo, dedica-se a oferecer espaço para a divulgação e o ensino de manifestações artísticas e culturais diversas, tais como artes visuais, artesanato, capoeira, literatura, música, reciclagem, terapias manuais, entre outras, sob inspiração dos ideais difundidos na obra do compositor jamaicano Bob Marley. Mais informações aqui e aqui.
Adre junto à sede do Projeto Social Kilombo One Love na Praia do Porto de Cima.

CULINÁRIA

Tapiocaria, situada em posição arejada junto à escadaria que desce da Primeira para a Segunda Praia, oferece uma boa variedade de recheios doces e salgados para a tapioca preparada na chapa, além de sucos, açaís e outros itens. Mais informações aqui.
Nena apreciando a tapioca de carne seca com queijo da Tapiocaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário