quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

05/02: Salvador a Morro de São Paulo

9º dia de viagem (restando 19 dias)

Pórtico do Portaló no acesso ao cais em Morro de São Paulo.

HISTÓRIA

Forte de São Pedro (1646), instalado no Campo Grande, em Salvador, para proteger as Portas de São Bento que davam acesso, pelo sul, ao interior das muralhas que cercavam a cidade. Feito em alvenaria de pedra e cal, substituiu fortificação erguida antes no local com base em paliçada (1627). Exerceu papel importante em rebeliões contra o domínio colonial (Revolta dos Búzios, Guerra da Independência) e imperial (Sabinada). Mais informações aqui, aqui e aqui.
Entrada do Forte de São Pedro em Salvador.

TRANSPORTE

Lancha da Ilhabela Transporte Marítimo (1998), com embarque no Terminal Turístico Náutico da Bahia, junto à região do Comércio em Salvador (10:30), para desembarque no Porto do Morro de São Paulo (12:30), cobrindo uma distância superior a 60 km em linha reta. À passagem de R$ 75,00, deve-se acrescentar mais R$ 15,00 por pessoa para pagamento da taxa de preservação ambiental (cobrada após a chegada). Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.
Piloto da lancha rumo a Morro de São Paulo com a fachada de Salvador ao fundo.

HOSPEDAGEM

Pousada Aquarela, na Rua do Porto de Cima, em Morro de São Paulo, oferecendo bangalôs no alto da encosta com climatização, televisão a cabo, internet sem fio, café-da-manhã incluso e varanda aberta para um visual verdejante em localização privilegiada para quem gosta de paz e sossego sem se distanciar demais da zona do agito. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Vista da varanda do bangalô reservado na Pousada Aquarela em Morro de São Paulo.

NATUREZA

Morro de São Paulo (1535), vila pertencente à cidade de Cairu, situada ao norte da Ilha de Tinharé, a 70 km para o sul de Salvador por mar e a 250 km por terra, contornando a Baía de Todos os Santos. Cercada pela Área de Proteção Ambiental Tinharé-Boipeba, conta com praias exuberantes, piscinas naturais, pontos de mergulho, trilhas convidativas, atrativos históricos e diversas opções de passeio. Automóveis particulares são proibidos de ingressar e trafegar no local. Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Vista de Morro de São Paulo durante aproximação da lancha proveniente de Salvador.
Primeira Praia (antiga Prainha), situada entre o Morro do Farol e a Segunda Praia, é a mais próxima do vilarejo de Morro de São Paulo e também a de menor extensão entre todas praias locais. Apresenta os melhores pontos da região para as práticas do surfe e do mergulho, além de oferecer diversão aos apreciadores de aventuras, tais como a tirolesa sobre o mar, o esqui aquático e o chamado banana boat, entre outras opções. Mais informações aqui e aqui.
Primeira Praia em Morro de São Paulo.
Terceira Praia (antiga Praia da Caieira), situada entre a Segunda e a Quarta Praia, apresenta a faixa de areia mais estreita entre todas as praias locais, inteiramente coberta durante a maré alta. Dispõe de um dos mais famosos pontos de mergulho em Morro de São Paulo, junto à Ilha do Caitá. Lá também fica a Ilha da Saudade que se une à ponta limítrofe com a Segunda Praia durante a maré baixa. Suas águas tranquilas favorecem o passeio de caiaque, cujo aluguel é oferecido no local, com ou sem instrutor. Mais informações aqui e aqui.
Terceira Praia em Morro de São Paulo com vista para a Ilha da Saudade durante a maré baixa.

CULINÁRIA

Restaurante Alecrim, junto à Rua Caminho da Praia, em Morro de São Paulo, serve comida convencional com pratos típicos em forma de buffet a quilo, abrindo o dia todo até de madrugada, a depender do movimento. Mais informações aqui e aqui.
Nena diante do Restaurante Alecrim em Morro de São Paulo.
Tapiocaria Trilhas e Ramos, instalada em pequena banca junto à Praça Aureliano Lima, em Morro de São Paulo, oferece um reduzido cardápio de tapiocas doces e salgadas, com destaque para o recheio de carne seca, entre outras opções. Mais informações aqui.
Nena provando uma das opções de cardápio da Tapiocaria Trilhas e Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário