sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

07/02: Morro de São Paulo

11º dia de viagem (restando 17 dias)

Adre iniciando o salto de tirolesa em Morro de São Paulo.

NATUREZA

Segunda Praia (antiga Poço da Praia), destaca-se pelas piscinas naturais de águas calmas, favoráveis ao banho sossegado, além da faixa de areia larga e perene que facilita a prática de esportes praianos. Considerada a mais badalada de todas as praias locais, especialmente à noite, concentra a mais ampla infraestrutura turística da região. Mais informações aqui e aqui.
Nena sobre varanda com a Segunda Praia ao fundo.
Prainha do Forte, acessível a partir da Fortaleza de Tapirandu, com dimensões reduzidas, fica exposta somente durante a maré baixa, sendo desprovida de qualquer infraestrutura. Destaca-se pelas piscinas naturais com recifes que as protegem das ondas, favorecendo o banho relaxante e o mergulho livre em seu interior. Mais informações aqui.
Adre e Nena na Prainha do Forte.

HISTÓRIA

Fortaleza de Tapirandu (1730), abrangendo um conjunto de defesas erguidas ao longo do tempo (desde 1630) junto à face oeste do Morro de São Paulo para proteger o acesso ao arquipélago de Tinharé, maior produtor da farinha consumida em Salvador durante a Colônia. Exerceu papel relevante nas invasões holandesas e na Guerra de Independência. Destaca-se pela longa muralha que corre paralela à encosta desde o pórtico do Portaló até o Forte da Ponta, de onde se pode avistar um belo por-do-sol. Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.
Adre sobre o conjunto arquitetônico da Fortaleza de Tapirandu.
Farol (1855), erguido no alto do Morro de São Paulo, próximo aos mirantes da tirolesa e do por-do-sol, com acesso por trilha desde o sopé, junto à Igreja de Nossa Senhora da Luz. Sua construção se fez sobre o antigo local da primeira igreja devotada à padroeira da vila. Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.
Vista do farol e dos cabos da tirolesa sobre a Primeira Praia.

AVENTURA

Tiroleza, com 70 m de altura e 340 m de extensão, liga o topo do Morro do Farol ao mar da Primeira Praia. O salto é feito com uso de capacete, colete salva-vidas, cinto cadeirinha e trava-quedas preso em 2 cabos de aço. A queda é suave até o fim, onde espera alguém para soltar os engates. É preciso nadar até a base de apoio na praia para resgatar os pertences pessoais deixados no alto do morro. À parte do salto (R$ 30,00), é possível adquirir um disco com fotos sequenciais de todo o trajeto. Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.
Rampa de salto da Tiroleza com vista para a Primeira e a Segunda Praia.

CULINÁRIA

Restaurante Sabor da Terra, junto à Rua Caminho da Praia, em Morro de São Paulo, com cardápio especializado em frutos do mar. Destaque para o prato executivo de peixe com 3 opções de guarnição (farofa, pirão e salada, entre outras), a preço acessível. Mais informações aqui e aqui.
Adre saboreando o prato executivo do Restaurante Sabor da Terra.
Sorveteria Gelato Gula, junto à Rua Caminho da Praia, em Morro de São Paulo, dedicada à produção artesanal em estilo italiano com uso de ingredientes frescos. Oferece serviço de buffet a quilo com opções de sabores exclusivos, destacando-se pelos seguidos prêmios recebidos do Guia 4 Rodas em homenagem ao melhor sorvete da ilha. Mais informações aqui.
Sorveteria Gelato Gula em Morro de São Paulo.
Café Caramelo, ao final da Rua Caminho da Praia, em Morro de São Paulo, oferece ótimas opções de lanches, comidinhas rápidas e bebidas quentes ou frias, valendo destacar o açaí na tigela com sua ótima combinação entre sabor e consistência. Mais informações aqui.
Adre provando o açaí na tigela do Café Caramelo à vista do táxi para crianças típico do Morro de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário