quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

12/02: Canoa Quebrada

16º dia de viagem (restando 12 dias)

Falésias de Canoa Quebrada sobrevoadas de parapente.

HOSPEDAGEM

Pousada Vale do Luar, na Rua Caminho do Mar, em Canoa Quebrada, oferece cômodos amplos e sossegados com climatização, televisão a cabo, internet sem fio, cofre privativo e café-da-manhã variado e saboroso, servido na varanda dos chalés e na sacada das suítes. Dispõe de localização privilegiada (entre a Broadway e o acesso à praia), com pátio gramado, áreas sombreadas, piscina bem dimensionada, vista para o mar e atendimento primoroso. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Adre tomando banho de piscina com vista para o mar na Pousada Vale do Luar.

ENERGIA

Parque Eólico de Canoa Quebrada (2008), instalado junto à vizinha Praia do Estêvão, é considerado o primeiro no país a produzir energia limpa e renovável com base na força dos ventos. Dispõe de 17 aerogeradores com 85 m de altura cada, a 50 m um do outro, cuja aparência faz lembrar os grandes cataventos que moviam moinhos desde tempos imemoriais. Sua instalação gerou polêmica pública e desconfiança local por situar-se dentro da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada. Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Adre imitando as torres que compõem o Parque Eólico de Canoa Quebrada junto à Praia do Estevão.

URBANISMO

Rua Dragão do Mar (nome oficial) ou Broadway (apelido popular), principal via pública de Canoa Quebrada, onde se concentra a maior quantidade de estabelecimentos dedicados ao comércio de vestuário, artesanato, cultura, alimentação e entretenimento. Adquiriu ares mais modernos com a reforma que converteu metade de sua extensão em amplo calçadão para uso exclusivo de pedestres e ciclistas (2003). Mais informações aqui.
Adre junto ao portal que divide a Broadway entre a via aberta a veículos e o calçadão reservado a pedestres.

CULTURA

Símbolo de Canoa Quebrada (década de 1970), composto pela imagem da lua minguante combinada (em seu lado côncavo) com a estrela d'alva (planeta Vênus), de inspiração bem controversa (há várias versões), mas de autoria atribuída por todos ao artesão Chico Elisiário, quem primeiro o usou na confecção de bijuterias. Seu entalhe no alto da falésia, obra original dos artistas Kakos e Niciano (1978), sobreviveu por 10 anos como verdadeiro cartão postal de Canoa Quebrada, sendo hoje reproduzido em diferentes pontos na sequência de paredões que emoldura as praias da região. Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Símbolo de Canoa Quebrada entalhado no paredão da falésia.

ASSISTÊNCIA

Recicriança (1992), junto à Vila do Estêvão, vizinha de Canoa Quebrada, dedica-se a ações de educação ambiental, defesa dos direitos de crianças e adolescentes, geração de renda, esportes e lazer, com ênfase em 4 áreas de atuação: preservação da natureza, iniciação ao trabalho comunitário, acompanhamento escolar, oficinas de arte e cultura. Promove atividades de reciclagem, serigrafia e costura, entre outras técnicas afins, com apoio de profissionais da própria comunidade. Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Sede do Recicriança na Vila do Estêvão.

AVENTURA

Parapente com Jerônimo, junto à Praça Dragão do Mar, em Canoa Quebrada, oferece voos duplos ou triplos (piloto mais 1 ou 2 pessoas) por cerca de 20 min sobre a região (R$ 80,00 por pessoa). Introdutor do parapente no Brasil (1986), o suíço Jérôme Bertrand Saunier (vulgo Jerônimo) dispõe de auxiliares para instalar equipamentos de voo nos passageiros, além de pilotos experientes como Zazinha, campeão do I Festival Internacional dos Ventos em Canoa Quebrada (2012). Mais informações aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Adre voando de parapente sob condução do piloto de Zazinha em Canoa Quebrada.

CULINÁRIA

Barraca Lazy Days, próxima à Barraca Antônio Coco (visitada no dia anterior), com cardápio similar (ênfase nos frutos do mar) e serviços parecidos (passeios de bugue, cavalo e jangada), também sujeita a mudar de localização (risco de erosão na falésia adjacente). Oferece, como diferencial, aulas de kite surf e trilhas ecológicas pelas dunas e falésias da região, além das acomodações (sofás, espreguiçadeiras, almofadões) que fazem jus ao seu nome (significando "Dias Preguiçosos"). Mais informações aqui, aqui e aqui.
Adre tomando água de coco com vista para o mar na Barraca Lazy Days.
Restaurante Bom Motivo, em Canoa Quebrada, com acesso a partir da vila ou da praia, oferece o cardápio típico das barracas locais, à base de frutos do mar, além de agenciar passeios e aventuras correspondentes ao turismo receptivo, como de praxe nesse tipo de estabelecimento. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Nena atacando o camarão ao alho e óleo do Restaurante Bom Motivo.
Café Habana, restaurante e cafeteria com endereço na Broadway de Canoa Quebrada, oferece um menu abrangente de opções que transitam da cozinha regional à culinária internacional, além de coquetéis típicos do Caribe. Mais informações aqui e aqui.
Adre se preparando para o camarão ao alho e óleo do Café Habana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário