terça-feira, 28 de janeiro de 2014

28/01: Porto Alegre a Praia do Forte

1º dia de viagem (restando 27 dias)

Adre aguardando o avião decolar do Aeroporto de Porto Alegre.

TRANSPORTE

Viagem pela TAM Linhas Aéreas, com saída pelo voo 3070 de Porto Alegre (6:40) a Brasília (9:20) e conexão para o voo 3290 de Brasília (11:00) a Salvador (12:10), cobrindo um total de quase 3.000 km em linha reta da origem ao destino. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Nena durante escala no Aeroporto de Brasília com toda a bagagem de nossa viagem.
Ônibus da Expresso Linha Verde, com subida no Aeroporto de Salvador (13:30) e descida na Praia do Forte (14:30), cobrindo uma distância próxima de 60 km. Mais informações aqui e aqui.
Vista do centro antigo de Salvador pouco antes do pouso no aeroporto para pegar ônibus à Praia do Forte.

HOSPEDAGEM

Casa Verde Apart, sediada na Rua Peixe Espada, oferecendo apartamentos espaçosos com cozinha, climatização, televisão a cabo e internet sem fio, mas sem café-da-manhã, nem serviço de limpeza. Ficamos em apartamento externo à sede da Casa Verde, na Avenida do Farol, com sacada defronte à Lagoa Timeantube, em condições satisfatórias. Mais informações aqui e aqui.
Adre no quarto do apartamento externo da Casa Verde Apart.

NATUREZA

Piscina do Lorde, no costa norte da Praia do Forte, destacando-se, junto com a Papa-Gente, entre as mais famosas piscinas naturais da região, sendo preferível apreciá-las durante a maré baixa. Mais informações aqui.
Adre na praia da Piscina do Lorde.

HISTÓRIA

Igreja de São Francisco de Assis (1900), junto à Praia do Porto em Praia do Forte, cuja construção é tradicionalmente atribuída aos pescadores locais. Mais informações aqui.
Igreja de São Francisco de Assis.
Farol Garcia D'Ávila (1971), situado junto à sede do Projeto Tamar em Praia do Forte e assim chamado em homenagem a Garcia de Souza D'Ávila (1528-1609), filho do primeiro governador geral do Brasil (Tomé de Souza) e especialmente conhecido como fundador da primeira construção fortificada do país (origem do nome da Praia do Forte) e como proprietário do maior latifúndio da história das Américas (cujas terras se estendiam do norte de Salvador até o Maranhão). Mais informações aqui e aqui.
Nena diante do Farol Garcia D'Ávila.

CULINÁRIA

Restaurante Carambolas, no Aeroporto de Salvador, com excelente e variado buffet de comida regional a quilo. Mais informações aqui.
Adre durante almoço no Restaurante Carambolas.
Casa de Farinha, na Praça da Alegria em Praia do Forte, com boa variedade de beijus à base de farinha de tapioca, cuja elaboração é feita no próprio local por comunidades da região que fazem uso gratuito dos equipamentos. Mais informações aqui e aqui.
Preparação dos beijus de tapioca com recheio doce e salgado no quiosque da Casa de Farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário